BLOG

e título de capitalização

Como funciona as garantias de locação: seguro fiança e título de capitalização

A locação de imóveis é um dos principais pilares do mercado imobiliário, pois garante habitação para uma parcela considerável da população brasileira, bem como para uma gama enorme de empresários que não querem, ou não podem, investir na compra do imóvel. Isso sem falar do giro da economia em função de investidores que direcionam seu patrimônio fundamentalmente na compra de imóveis exclusivos para locação. 

De acordo com dados do IBGE, por exemplo, mais de 13 milhões de pessoas vivem em imóveis alugados, ao passo que locar imóveis é uma opção interessante de investimento para quem deseja ter uma renda continua, sendo um dos motores que movimenta o segmento imobiliário – que teve crescimento projetado de 5% em 2022, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para garantir a preservação dessa importante opção de mercado, sem maiores imprevistos e salvaguarda do patrimônio, a maioria dos locadores de imóveis exige alguma garantia para assinatura do contrato, sendo as mais comuns:

  • Fiador (quando um terceiro se responsabiliza pelos custos de aluguel, nos casos de inadimplência do locatário).
  • Depósito caução (adiantamento de três ou mais parcelas do aluguel e taxas, com o valor sendo devolvido ao final da locação).
  • Seguro fiança locatícia (modelo de seguro no qual a seguradora assume o papel de fiadora do imóvel).
  • Título de capitalização (opção de investimento utilizado como caução em caso de inadimplemento do locatário).

Seguro fiança

O seguro fiança oferece uma série de vantagens tanto para o locador, quanto para o locatário, em aluguéis de imóveis residenciais ou comerciais – não por acaso, segundo números da Superintendência de Seguros Privados (Susep), entre janeiro e setembro do ano passado, a opção pela fiança locatícia cresceu mais de 20% no país. Mas quais são esses benefícios? 

  • Mais independência para o locatário: com o seguro fiança, quem busca um imóvel para alugar não precisa recorrer a um fiador – uma situação muitas vezes complexa, já que além de se tratar de uma relação de extrema confiança e que envolve a questão financeira, o fiador, na maioria dos contratos, precisa ter um imóvel quitado na mesma cidade do locatário. Além disso, ele não precisará arcar com os altos custos de um depósito caução em um período de mudança já desafiador para qualquer orçamento.
  • Segurança para o proprietário: a garantia oferecida por uma seguradora reconhecida no mercado traz mais tranquilidade e segurança para o locador, que enfrentará um cenário mais simples e com menos burocracia, caso tenha de garantir o recebimento de aluguéis e outros encargos a partir da fiança locatícia.
  • Agilidade e coberturas extras: por essas razões, a formalização de um contrato de aluguel costuma ser muito mais rápida para ambas as partes e, além disso, o locatário ainda conta com assistência adicional no caso de imprevistos no seu imóvel – como o apoio de eletricistas, chaveiros, encanadores, dentre outros. 

Para a contratação de um seguro fiança locatícia são avaliadas questões como o score de crédito, perfil financeiro do locatário e valor dos aluguéis. Vale ressaltar que em caso de inadimplência o locador poderá acionar o seguro, mas isso não isenta o locatário de pagar as despesas em atraso. Em caso de desemprego ou problemas de saúde que impossibilitem o locatário de pagar o aluguel, por exemplo, é mais apropriado que a pessoa esteja segurada por outras apólices que assumem esse risco, como o seguro de vida ou seguro prestamista.

Título de capitalização

Dessa forma, em comparação com todas as formas de garantias na locação, o título de capitalização como fiança de aluguel oferece ainda mais vantagens do que o seguro fiança, como veremos a seguir:

  • Todos os benefícios do seguro fiança: assim como o seguro fiança, ou título de capitalização, irá proteger o proprietário do imóvel, dar liberdade e autonomia ao locatário e apresenta agilidade em sua liberação caso seja acionado para cobrir o inadimplemento e serviços adicionais como chaveiro, eletricista etc. 
  • Viabilidade financeira: trata-se de um investimento que, quando o inquilino cumpre com todas as suas obrigações, ao final do contrato o valor poderá ser resgatado de maneira integral e corrigido pela Taxa Referencial (TR) vigente na época.
  • Agilidade na contratação: não é feito análise de crédito e nem do score do inquilino. É necessário apenas comprovar a renda.
  • Oportunidade de sorteios: mensalmente são realizados sorteios, pela Loteria Federal, contemplando o valor do título aos ganhadores. 

Se você busca uma modalidade securitária que seja estratégica para você e que cresce ano após ano no Brasil, entre em contato conosco. Você terá o suporte da Phoenix Insurance, uma Corretora presente em São Paulo desde 2007, especializada em mapear as melhores coberturas com as menores taxas para nossos clientes. Saiba mais em nosso site e conte com uma modalidade de seguro para locar imóveis com mais independência

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tem alguma pergunta?

Pergunte-nos qualquer coisa, adoraríamos responder!

Faça uma cotação

(11) 94007-8833

© 2023 • Phoenix Insurance - Todos os direitos reservados |  Desenvolvido pela The Lead Ag.

© 2023 • Phoenix Insurance - Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela The Lead Ag.