O objetivo do blogpost de hoje é dividir com os leitores alguns insights sobre a importância de um plano de saúde para cidadãos e empresas.
Fato é que, apesar do Brasil contar com um sistema público de saúde, todos sabemos dos desafios intrínsecos à realidade de um país complexo, diverso e com as dimensões territoriais de nosso país. Nesse sentido, para ter acesso a tratamentos e uma cobertura recorrente não só para casos emergenciais, mas acompanhamentos eletivos e de saúde preventiva com foco no bem-estar e em uma vida saudável, muitos brasileiros recorrem aos planos privados.
Segundo dados de agosto do ano passado, o Brasil conta com mais 49,9 milhões de beneficiários de planos de saúde, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E, no plano organizacional e da gestão de recursos humanos, a oferta de planos de saúde nas empresas vai muito além de um simples benefício.
Em um período de crescimento de turnover voluntário (quando colaboradores decidem sair de uma empresa por conta própria) nas companhias do Brasil e do mundo, a oferta de um plano de saúde de qualidade, que atenda as necessidades de seus times e lhes garanta seguridade no desempenho de suas funções, pode ser um elemento decisivo no processo de retenção de talentos, maiores níveis de engajamento e até na produtividade das equipes, haja vista que, com um acompanhamento médico contínuo, as chances do funcionário se ausentar por questões de saúde tendem a reduzir.
Em outras palavras: oferecer um plano de saúde empresarial deve ser encarado não como um custo, mas como um investimento que, no longo prazo, pode contribuir para a geração de retornos financeiros à sua organização.
Mas o que levar em conta na hora de escolher um plano de saúde para sua empresa? Separamos aqui 3 dicas que podem te ajudar nesse sentido:
Registro na ANS
O primeiro passo para avaliar a qualidade de um plano é entender o aspecto legislativo e se ele possui registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula esse mercado e garante o cumprimento de exigências em prol dos beneficiários. Assim, sua empresa terá maiores garantias e poderá, inclusive, utilizar o guia comparativo de planos da ANS como um parâmetro inicial de avaliação.
Planeje seu investimento
Embora o custo seja um fator importante, o ideal é que sua empresa encontre um equilíbrio entre as coberturas oferecidas pela companhia de saúde e um valor que caiba no orçamento no curto, médio e longo prazo. Assim, será possível oferecer um plano compatível com o momento de sua organização e que abarque de modo mais amplo as demandas de suas equipes.
Benefícios
Por fim, no plano dos benefícios, vale a pena considerar também as vantagens que a companhia responsável pelo plano de saúde irá oferecer para sua empresa em termos financeiros: alguns planos contam com descontos relevantes, a depender do número de vidas contratadas, por exemplo.
Para todas essas avaliações, o ideal é sempre contar com o suporte especializado de uma corretora com experiência no mercado de saúde nacional. A Phoenix Insurance está presente há mais de 16 anos no país, garantindo a intermediação entre empresas e planos de saúde que se adequam a diferentes perfis de negócio.
Se você precisa de apoio nessa jornada, conte com nosso apoio e garanta a proteção para o seu bem mais precioso: sua saúde!