Você já parou realmente para pensar na importância da retenção de colaboradores para o sucesso da sua empresa?
O fato é que, dentro de um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e que sofre com os desafios da carência de mão de obra especializada – sobretudo quando consideramos o processo de transformação digital do mercado –, fidelizar talentos é um passo decisivo para conquistar diferenciais capazes de fortalecer o posicionamento de uma corporação dentro de seu segmento.
Além disso, o aumento do chamado turnover (rotatividade contínua no processo de saída e entrada de funcionários) pode afetar a eficiência de uma operação, aumentar os custos com gestão de pessoas e diminuir o engajamento e a motivação de equipes – fatores esses, também determinantes para que uma empresa alcance suas metas de curto, médio e longo prazo.
Mas como atrair e fidelizar colaboradores que gerem valor para a sua empresa, eis a questão? Para cumprir com esse objetivo, uma série de estratégias precisam ser implementadas pelas lideranças, em um esforço multidisciplinar que envolve o departamento de recursos humanos, gestores de diferentes áreas e executivos C-Level, tendo-se em vista, justamente, a melhora do clima organizacional, produtividade e da eficiência em todas as camadas do negócio.
Dentro desse conjunto de estratégias, por sua vez, a gestão de benefícios se coloca como um dos pontos centrais para a retenção de talentos. Mas do que se trata esse processo?
Como é possível inferir, estamos falando da oferta e da administração de benefícios que, quando integradas a uma visão bem definida com foco no desenvolvimento da carreira e da jornada dos colaboradores, pode trazer resultados concretos para um maior comprometimento de seus funcionários com os valores e objetivos do negócio.
Para tanto, é preciso ir além do básico, cumprindo não só com requisitos já especificados na legislação trabalhista brasileira, mas com a oferta de benefícios adicionais, por exemplo, um plano de saúde de qualidade e que atenda as principais demandas de seus colaboradores ou um seguro de vida com recursos que podem ser usufruídos pelo colaborador (proteção em vida).
Ainda nesse contexto, é válido frisar que, de acordo com um estudo recente da Pew Research, a falta de benefícios e de reconhecimento figuraram entre as principais razões para a tendência global do great resignation – movimentos de demissão voluntária em massa em diferentes partes do mundo que ampliaram o desafio da escassez de mão de obra no mercado.
Ou seja: mais do que uma perspectiva simplesmente empática, a gestão de benefícios assume uma importância significativa para assegurar que seus colaboradores ampliem o ciclo de suas jornadas profissionais em seu negócio!
E, se você busca recursos que fogem do “feijão com arroz” do mercado, contar com o suporte de uma corretora especializada e com um amplo portfólio de soluções em seguros, sem dúvidas, será um caminho crucial para otimizar os processos de gestão e oferta de benefícios em sua empresa.